Web Services


Os Web Services que serão utilizados nos processos da Nota Fiscal Eletrônica serão determinados de acordo com a configuração da Versão do Leiaute, na aba anterior Versão do Layout.


Emissão normal e formulário de segurança


Nesta aba informe os endereços dos Web Services disponibilizados pelas Secretarias da Fazenda Estadual de jurisdição do contribuinte emitente. As seguintes abas e sub-abas devem ser configuradas



  • Ambiente de Produção: Endereço dos Web Services que serão utilizados para o envio do XML quando o campo Ambiente estiver configurado com o valor Produção e o campo Tipo de Emissão estiver com o valor Normal, “Contingência FS” ou “Contingência FS-DA”.

  • Ambiente de Homologação: Endereço dos Web Services que serão utilizados para o envio do XML quando o campo Ambiente estiver configurado com o valor Homologação e o campo Tipo de Emissão estiver configurado com o valor Normal, Contingência FS ou Contingência FS-DA.

Manifestação do destinatário



  • Ambiente de homologação: É específico para a realização de testes e implementação.
  • Ambiente de produção: Depois de avaliar o comportamento e performance através do ambiente de homologação aprove, utilizando o ambiente de produção.