Geral aba
Em módulo Global, menu Configurações / Parâmetros / NF-e, aba Geral, conforme imagem a seguir.
Descrição dos campos:
Gera Nota Fiscal Eletrônica: Indica se a filial irá emitir ou não a nota fiscal eletrônica.
Ambiente: Define em que fase do projeto a empresa se encontra, podendo ser:
- Homologação: É específico para a realização de testes e integração das aplicações do contribuinte durante a fase de implementação e adequação do sistema de emissão de NF-e do contribuinte;
- Produção: Depois de avaliar a adequação, comportamento e performance do sistema de emissão de NF-e do contribuinte, através do ambiente de homologação, as equipes de TI e de negócios da Secretaria da Fazenda aprovam a emissão da NF-e utilizando o ambiente de produção.
Tipo de Emissão: Forma de Emissão da NF-e, podendo ser:
- Normal: Emissão normal com transmissão on-line da NF-e para a SEFAZ de origem;
- Contingência Formulário de Segurança (FS ou FS- Contingência Formulário de Segurança (FS ou FS-DA): Emissão em contingência, com impressão do DANFE em formulário de segurança e posterior transmissão da NF-e para a SEFAZ de origem quando sanados os problemas técnicos que motivaram a adoção da contingência;
- Contingência SCAN: Emissão no Sistema de Contingência do Ambiente Nacional - SCAN, esta modalidade obriga o uso de série na faixa 900 a 999. A numeração da NF-e dentro destas séries é independente da numeração da série original.
Não será possível utilizar o tipo de Contingência SCAN quando já configurado a filial para utilizar a NF-e a partir da Terceira Geração.
- Contingência SVC: Substitui o uso do Sistema de Contingência do Ambiente Nacional (SCAN) e não existe a necessidade de mudança de série, nesse modo de emissão da NF-e. A autorização da NF-e ocorre no momento da transmissão, sem necessidade de tratamento posterior e o DANFE pode ser impresso em papel A4 comum.
Quando a SEFAZ entrar em contingência SVC e a NF-e for duplicada, ao retornar para o ambiênte de emissão normal será necessário gerar um novo XML de envio do lote.
Como existem dois tipos de contingência SVC, a AN e a RS, é necessário que o contribuinte verifique para qual SEFAZ deve ser enviado a NF-e.
Toda vez que alterar o Ambiente ou o Tipo de Emissão o sistema exigirá uma Justificativa, que será gravada em um Log de segurança, juntamente com a data e a hora da alteração.
Certificado Digital: Indica o certificado digital utilizado pela Filial para emissão de NFe. Clicar no menu: a seleção de Certificados já será publicada. Esta informação será utilizada para realizar a assinatura do arquivo XML.
Tentativas comunicação: Define a quantidade máxima de tentativas de comunicação da transação de entrada com o módulo da NF-e.
Controle de Geração:
- Automático: Ao gerar uma nota fiscal, os registros de controle da nota fiscal eletrônica e o arquivo XML, são gerados automaticamente, sem necessidade de nenhuma ação do usuário, ficando assim já disponíveis no Comunicador Sefaz os dados para serem enviados à SEFAZ.
- Manual: Ao gerar uma nota fiscal, a mesma estará disponível na Imagem de Ações e Consultas da NF-e para que seja vinculada a um lote e posteriormente seja gerado o XML. Nessa forma de configuração, há necessidade da
intervenção do usuário para que o XML da nota fiscal eletrônica seja gerado.
Notas por Lote (Preenchimento automático): Define a quantidade de notas que poderá ser vinculada ao lote.