Bens de Terceiros

Aqui deve-se cadastrar todos os imóveis de terceiros que fazem parte da negociação do cliente, para ele adquirir um imóvel da empresa, ou os bens recebidos de terceiros por parte de empresa, que serão utilizados posteriormente para negociação ou revenda.


Geral




Tipo do bem deve ser previamente cadastrado em Tipos de Bens com a devida classificação. Se a classificação for automóvel ou imóvel haverá uma nova aba específica. 

Para que o sistema aceite o cadastramento de um bem devem ser preenchidos, no mínimo, os seguintes campos da aba geral: tipo e nome. Sem contar os demais campos preenchidos automaticamente pelo sistema. Procurar sempre preencher todos os campos de todas as abas, já que a maioria das informações é usada pelos demais módulos. 

Status é utilizado pelos módulos Comercial e Carteira de Recebíveis. Neste cadastro não é possível alterar o status de um bem, todos são cadastrados com o status indisponível. Este status só pode ser alterado através do cadastramento de uma ocorrência no módulo Comercial. 

Aceito por: Indica que a empresa passa a ser proprietária do bem. A quitação indica o modo pelo qual o bem foi negociado com a empresa. Dação em PagamentoDireito sobre a Venda indica que a empresa apenas tem a opção de venda sobre o bem.

Aceito por: Indica o valor pelo qual o bem entrou no negócio. 

Autorizado:
 Indica o valor mínimo autorizado para venda do bem. 

Vendido por
: Valor efetivo da venda do bem. 

Utilização: 
Indica o percentual do bem já utilizado em contratos. Cada bem pode ser usado como pagamento em um ou mais contratos, desde que especificado o percentual de utilização. 

Índice: Indica como o valor do bem será corrigido enquanto permanecer disponível. 

Valor de venda: É preenchido automaticamente após o lançamento do contrato de venda do bem. 

Valor das despesas: É a somatória das despesas que serão agregadas ao valor do bem. 

Valor corrigido:  a soma do valor autorizado corrigido pelo  índice definido acrescido das despesas citadas acima.


Imóvel





Nesta aba serão informados a área total do veículo/imóvel, a área de construção total do terreno e a quantidade de dependências do veículo/imóvel.


Despesas





Nesta aba serão lançadas todas as despesas provenientes da aquisição e manutenção do bem. 

As que estiverem com a indicação de agrega terão o seu valor somado ao valor corrigido do bem para efeitos de negociação.


Avaliação





Esta aba conterá todas as avaliações feitas em relação ao bem. 

Serão indicados os valores máximos e mínimos para venda sugeridos por cada avaliador.


Imagem





Imagem vinculada ao bem de terceiro.


Parâmetros Contábeis




Para atender casos em que o cliente necessita que a contabilização de contratos de bens de terceiro tenha parametrização diferente para cada bem de terceiro, existe a aba Parêmtros Contábeis, no cadastro dos bens de terceiros.

Esta aba é subdivida em duas abas, sendo a primeira para vínculo de contas contábeis e a segunda para vínculo de códigos de ação. 

Caso não seja preenchido algum plano de conta ou ação, o sistema irá preenchê-lo com dados vindos dos parâmetros da filial, para evitar que ocorram erros na geração de planilha para o contrato do bem de terceiro em questão.

Se não houver a necessidade de parametrização contábil específica para cada bem de terceiro, basta não preencher nenhuma informação na aba de parâmetros contábeis, pois assim, o sistema irá buscar todas as informações nos parâmetros da filial quando for feita a geração de planilha de contratos de bens de terceiro.


SPED



Tipo de Unidade Imobiliária

Natureza Específica do Empreendimento

Gerar F500 e F525?
: Possibilitar, ou não, a emissão dos registros F500 e F525 do SPED. Habilita os campos do Código de Situação Tributária.

Código de Situação Tributária: Define os códigos de situação tributária para os registros F500 e F525 do SPED.

Considerar termos não contratuais:
 Com este parâmetro o processo do SPED irá considerar os recebimentos de termos não contratuais na apuração do SPED PIS/COFINS.

Considerar desconto PIS/COFINS: Possibilita considerar o desconto concedido às parcelas no momento da baixa. Este valor é coletado da tabela interna carregada na geração de planilha.