Índices Financeiros
Este cadastro armazena todos os índices financeiros que a empresa usa para correções, por exemplo, de contratos de prestações de serviços (empreita ou empreitado), contratos de clientes ou de bens de terceiros.
Uma vez cadastrado, o índice/fator estará disponível para todas as filiais.
Em índices do tipo fator, não é possível inserir valores negativos.
Cadastramento
O código é definido pelo usuário no momento do cadastramento. Este código será utilizado no cadastramento das parcelas. As opções para tipo de índice são fator e índice (ver nota abaixo).
O número de casas decimais determina a precisão com que o cálculo será feito, principalmente quando se estiver utilizando índices em percentual de variação.
O tipo de correção pode ser mensal ou diário.
A opção dias úteis (sim/não) só é válida para índices com cotação diária. Use sim se o índice só possuir cotações para os dias úteis. O modo de correção complementa esta opção. Se a cotação válida para os dias não-úteis for a anterior escolhe-se modo antes, caso contrário, escolhe-se modo depois.
Finalmente a definição da origem do índice (Federal/Estadual/Municipal). Estas opções são usadas para ignorar feriados locais no caso dos índices diários.Consultar manual do Mega2000 para maiores informações sobre cadastramento de feriados.
O tipo do índice vai determinar a base de cálculo.
Índice: Cadastram-se as variações percentuais dos índices, mensais ou diários, de acordo com o tipo de correção. Os índices do período são aplicados capitalizados sobre o valor da parcela. Este modo de correção permite cálculo pró-rata.
Fator: Cadastram-se os "números índice" referentes ao mês ou dia, de acordo com o tipo da correção. Nesta correção usa-se o primeiro e o último "número índice" do período, divide-se o valor a ser corrigido pelo primeiro valor e multiplica-se pelo segundo. Este modo de correção só permite cálculo pró-rata somente se forem cadastrados os fatores diariamente.
Cotações
Manutenção das cotações de acordo com as definições do cadastramento.
Este cadastro armazena todos as cotações registradas ao longo do tempo e com isto é possível para o sistema construir um gráfico.
Verificar que a cotação do índice pode ser real ou projetada, mas só pode haver uma cadastrada para cada data.
Real: É o índice definitivo.
Projetado: É um índice temporário. Pode-se repetir o anterior, ou projetar através do sistema.
As considerações da troca de projetado por real podem ser encontradas na documentação do Módulo da Carteira de Recebíveis.
Projeção
Com base no histórico ou em um valor médio de cotações, ou ainda em uma cotação específica, é possível se extrapolar (projetar) valores no gráfico e na tabela de valores.
Para isto é necessário que o período de extrapolação adotado pelo usuário, esteja isento de valores reais.
No topo do quadro teremos a informação da cotação média real do índice. Se o índice for diário será a média dos últimos 30 dias e se for mensal será dos últimos 12 meses.
Informar em período a data de início e a data do término da extrapolação.
No campo valor é informado o valor base para a extrapolação. O sistema sugere o valor médio calculado, mas pode ser alterado.
Em projeção informa-se o percentual a ser aplicado.
Em juros é informado se a extrapolação será linear (juros simples) ou exponencial (juros compostos).