Edição - M.C.
Ao selecionar a pasta edição quando a solicitação é por material de consumo, o sistema irá abrir a tela de filtros, onde será possível limitar as opções de solicitação para aparecer apenas as opções desejadas.
Serviço: Selecionar os serviços que serão carregados para solicitação.
Equipamentos: Selecionar os equipamentos que serão carregados para solicitação.
Material de Consumo: Selecionar os materiais de consumo que serão carregados para solicitação.
Inverter Seleção: Ao selecionar esta opção o sistema irá inverter a seleção realizada, ou seja, marcar os itens desmarcados e desmarcar os itens marcados.
Marcar Todos: Ao selecionar esta opção o sistema irá selecionar todos os registros.
Desmarcar Todos: Ao selecionar esta opção o sistema irá desmarcar todos os registros.
Ao desmarcar todas as opções de filtro na parte superior da tela, todos os registros serão carregados na tela, mas caso alguma das opções de filtro (serviços, equipamentos ou material de consumo) sejam selecionadas, é necessário que os conteúdos sejam preenchidos, pois caso contrário, a tela será aberta em branco.
Após selecionar o filtro, o sistema irá apresentar a listagem de todos os insumos contidos no filtro escolhido.
Todas as opções disponíveis para a Solicitações de Itens de Composição, estarão disponível para Solicitações de Material de Consumo exceto a opção de “Troca de Itens”. A forma de visualização é parecida com a que existe atualmente para Itens de Composição, porém, nas linhas principais serão apresentados os Materiais de Consumo com a totalização da quantidade prevista e nas linhas de detalhe (ao expandir as linhas principais) serão apresentados em quais serviços e equipamentos o Material de Consumo será utilizado.
O valor utilizado para solicitação sempre será o valor do Material de Consumo no orçamento, sendo que, se o mesmo não estiver valorizado no orçamento não poderá ser solicitado.
Os valores para Classe e Aplicação, por padrão, serão carregados de acordo com o primeiro registro cadastrado no vínculo Classe/Aplicação do cadastro do Item no Módulo de Materiais.
Não é possível em uma mesma solicitação solicitar M.C e Itens de Composição.
A utilização da tela (para M.C.) seguiu o mesmo padrão de Solicitações de Itens de Composição, onde possui as mesmas opções de visualização, teclas de atalho, padrões de botões e etc. Foi disponibilizado um botão (raio) na linha da grid do M.C. onde é possível distribuir a quantidade informada na coluna “Qtde a Solicitar” proporcionalmente ao saldo dos serviços, sendo que só é possível distribuir se o M.C. ainda possuir saldo.
O Controle de Saldo de M.C. será composto através do seguinte cálculo:
Saldo = Previsto – Solicitado – Pedido.
Previsto: Quantidade e valor previsto do material de consumo na ficha de cada Equipamento e Serviço.
Solicitado: Quantidade e valor em solicitações aprovadas e em aprovação. Não deve considerar solicitações canceladas
Pedido: Quantidade e valor em Pedidos. Não deve considerar valores que forem realizados Baixa Manual, desta forma, estes valores voltam para o Saldo, ou seja, o “ciclo” termina no Pedido considerando-o como “Realizado”, assim na coluna de Pedido que mostra o saldo de M.C. está o texto “Pedido/Realizado”.
Para solicitação de Equipamentos, será considerado o Custo de Locação no valor previsto. Para orçamentos específicos (DNIT) insumos do tipo Equipamento só serão considerado no valor Realizado (compondo o saldo) que forem integrados via Módulo Empreiteiros, de outras origens serão desconsiderados.
O saldo de grupo para Equipamentos considera o Custo de Locação como custo unitário. Ainda, foi disponibilizado os grupos de M.C. para controle, ou seja, o valor referente a M.C. é “retirado” do saldo do equipamento e do saldo do grupo do equipamento, sendo um controle de saldo totalmente independente, seguindo as mesmas regras do saldo do item (Saldo = Previsto - Solicitado – Pedido).
Para utilização correta desta funcionalidade, será necessário tratar via processo que Cotações de Material de Consumo gerem Pedidos de Compra e não gerem Contratos de Empreiteiros, devido que, o Material de Consumo deve gerar Movimento de Entrada no Estoque para que o Módulo de Frotas através do controle de abastecimento realize os movimentos de saída gerando a apropriação no Orçamento. Lembrando que o recebimento de material de consumo não deve gerar apropriação no orçamento, ou seja, deverá ser utilizado um Código de Ação específico para Material de Consumo. O vínculo que o Material de Consumo teve com o Serviço e Equipamento servirá apenas para o controle de Saldo de Solicitação e não para gerar a apropriação automática no Recebimento.