Repasses e Rateios




Baixas por Repasse




Este processo visa atender à necessidade de controle dos pagamentos de parcelas provenientes de financiamento junto à CEF, negociado pela construtora para um grupo de proprietários de um empreendimento específico. O banco aprova o financiamento e passa a liberar os pagamentos mediante medições periódicas de andamento da obra. Os proprietários pagam as parcelas do tipo financiamento para a CEF e as demais para a construtora.

E se processo estará somente habilitado para contratos que possuem a série com receita de “Financiamento”.



Rateio por Assembléia

Processo que objetiva atender à necessidade de controle dos pagamentos de parcelas quando os clientes participam com parte do custo da obra, aportando valores definidos em Assembléia.


Caso o processo esteja bloqueado ou com erro de data, deve-se verificar a data de fechamento da "Movimentação" da Carteira de Recebíveis (Módulo Carteira de Recebíveis / Cadastros / Parâmetros / Geral / Parâmetros 1).


Baixas por Repasse


Para efetuar o processo de baixa por repasse, o usuário deverá escolher o bloco desejado e preencher os campos da tela, conforme explicações a seguir:




Primeiramente deve ser escolhido qual o valor total a ser repassado ao empreendimento, podendo ser:

Tipo do valor

  • Valor Real: expressa a quantidade total de Reais repassada pelo banco;
  • Porcentagem;
  • Rateio por Quotas: rateio pelas quotas cadastradas nas unidades;


A seguir, através do campo Dt.Baixa, deve-se selecionar a data escolhida para baixa e o valor do repasse a ser distribuído, no campo Valor do Repasse. Através do campo Receita da Baixa deve-se ainda definira forma de pagamento para as parcelas.

Mantém Correção: Parâmetro que, ao ser marcado, fará com que a parcela seja corrigida pelo índice previamente determinado em sua forma de correção. Caso esta opção não esteja marcada, a parcela será corrigida somente pelos valores cadastrados de correção (Juros, Multa, etc).



Na sequência, o usuário deverá selecionar quais contratos e parcelas deseja considerar.



Ao finalizar o processo, o valor do repasse será distribuído para as parcelas dos contratos selecionados, conforme regras definidas na primeira tela do tela. Será também registrada nas ocorrências do contrato e da parcela a observação de que a esta baixa foi realizada pelo processo de Repasse.



Exemplo de contrato com parcela baixada pelo processo de Repasse e Rateios.

Caso seja necessário alterar alguma informação referente à parcela, o repasse deverá ser desfeito através do processo de Desfazer Baixa por Repasse.


Desfazer Baixa por Repasse

Selecione a Baixa por Repasse desejada e a opção Apagar.



O sistema reativará as parcelas baixadas no Repasse selecionado, gerando uma ocorrência dessa reativação de parcela e exclusão do Repasse.



Exemplo de parcela em aberto, depois da exclusão do Repasse.


Rateio por Assembléia



Para efetuar o processo de baixa por rateio de assembléia, o usuário deverá escolher o bloco desejado e preencher os campos da tela, conforme explicações abaixo:

Primeiramente deve ser escolhido qual o Tipo do Valor a ser rateado pela assembléia, podendo ser:

Valor Real: expressa a quantidade total de Reais repassada pelo banco;
Percentual;
Rateio por Quotas: rateio pelas quotas cadastradas nas unidades.

Caso no processo de Repasse e Rateio o contrato não seja exibido as parcelas, significa que as mesmas não estão disponíveis para vinculação no processo.


A seguir, através do campo Dt.Primeiro Vcto, deve-se selecionar a data escolhida para a primeira baixa e em seguida a quantidade de parcelas a serem geradas, através do campo Nº de Parcelas. Deve-se ainda ser informado o valor do rateio, através do campo Valor Rateado.


Após tais parametrizações, o usuário deverá selecionar quais contratos e parcelas que deseja considerar no processo.

No exemplo definido para esse Help, foi definido que o rateio seria de R$ 20.000,00 em 2 parcelas, sendo retirado da parcela de Conclusão do contrato, onde o valor anterior era de R$40.000,00 (sem correção).



Exemplo de séries no contrato e as parcelas rateadas com o saldo da parcela de Conclusão.

O saldo de 20.000,00 é o restante corrigido da parcela de conclusão de 40.000,00 menos os 20.000,00 rateados.


Desfazer Rateio por Assembléia

Selecionar o Rateio desejado e a opção Apagar.



Serão excluídas as parcelas criadas pelo rateio e retornando o seu valor à parcela de conclusão. Gerando ainda, uma ocorrência de exclusão do rateio no contrato.



Exemplo de parcela de Conclusão que voltou ao seu valor original.