Agendamento de Planilhas


É através deste processo que efetuamos a geração de planilhas para gerar os valores que serão contabilizados.

Através da a coluna Gerar? na grid de empreendimentos, é possível selecionar ao mesmo tempo mais de um empreendimento/bloco ou até mesmo Bens de Terceiros. Este agendamento pode ser gerado através da Filial, Consolidadora e Holding.


 A seleção dos empreendimentos obedece a segurança do sistema e somente verifica empreendimentos de filiais que estejam ativas pelo usuário/computador registrado no sistema.


A execução da geração das planilhas é feita de forma automatizada para todos os contratos cuja agenda esteja com o campo  próxima data igual ao dia atual, este procedimento pode ser habilitado e ou desabilitado na tela de Agendas por Empreendimento, através do parâmetro Utiliza JOB Diário.

Nesta tela existe o botão Visualizar LOG que tem por finalidade abrir uma segunda tela, onde será possível visualizar o LOG do processo de geração de planilhas que foi executado através do JOB programado na base.



Este LOG corresponde somente ao processo executado através do JOB e não as gerações executadas pelo sistema. Ao clicar no botão Visualizar LOG, será aberta a tela com os Log's gerados. A tela de log possui duas opções de filtros:

1 – Período: Sendo o período de geração do log no sistema;
2 – Todos Empreendimentos: Sendo que se marcado este parâmetro, são apresentados log's sem respeitar o empreendimento selecionado na tela de “Agendas por Empreendimento”.

Na grid que apresenta os log's existe uma funcionalidade que caso o log gerado corresponda a erro de execução, além da coluna “Erro”  estar marcada, a linha vem pintada em vermelho, facilitando na identificação de problemas. Outro detalhe para casos de erros, é habilitado o botão Zoom, onde é possível identificar toda a mensagem de erro gerada, e caso necessário encaminhá-la ao Suporte Carteira da Mega Curitiba para avaliação.

Alterar Dados: possibilita a alteração dos campos:

Tipo: Onde será definido se o tipo da agenda será Mensal, Diário, Anual ou sempre definido pelo usuário.

Próxima Geração: Onde será definido a data da próxima geração da planilha, no caso do JOB. Se gerarmos uma planilha na data de 01/01/2009 e o tipo esta definido para mensal, a data da proxima geração será 01/02/2009, caso esteja definida para anual a data será 01/01/2010.

Data Base para a Contabilização: Campo que define a partir de que data será gerada a planilha. No agendamento de planilha definimos somente a data de inicio, caso hoje seja dia 01/11/2009 e eu deseje gerar planilha para 01/01/2009 a minha data base para a contabilização será 01/01/2009, porém o processo será feito ate a data de hoje.



Ao selecionar um bloco e editar a tela principal do agendamento de planilha temos a opção de agendamento por contrato.



Botão Marcar/Desmarcar: Tem a finalidade de tornar o processo de seleção, rápida e fácil. Ao pressionar o botão de marcar todos, todos os registros serão marcados, mostrando visualmente, na coluna seleciona. E ao pressionar o botão desmarcar todos, os registros que estão selecionados simplesmente serão desmarcados.

Botão ExcluirTem por finalidade, excluir agendamentos existentes em tela.


 Não é permitido excluir o agendamento com data inferior a data de fechamento de contabilização, preenchido no parâmetro do Carteira.Caso seja selecionado um bloco para excluir o agendamento, o processo irá excluir apenas os agendamentos de contratos com data superior a data de fechamento da contabilização.


Botão GerarGera a planilha dos contratos selecionados.

Botão Pendentes: Atualiza a agenda de todos os contratos pendentes do bloco, com os dados atuais (data do próximo agendamento e contabilizar a partir de).

Todos: Ao selecionar o botão todos, ele irá aplica a mesma data da próxima geração de planilha para todos os contratos.

Caso tenha ocorrido algum erro na execução, será apresentada a seguinte mensagem: 


Ao clicar em OK, será apresentada a tela abaixo, com a descrição dos erros ocorridos: