Estrutura dos empreendimentos - Empreendimentos

É a estrutura de mais alto nível. Representa o todo do espaço físico ocupado pelo empreendimento podendo ser subdividido conforme a necessidade dentro das estruturas citadas anteriormente e que serão descritas na sequência, ou seja, ele é o tipo de construção a ser realizada.


Em sua essência, este cadastro apresenta os mesmos dados cadastrados pelo item Estruturas. E ainda possibilita realizar as mesmas operações para os seguintes tipos:

  • Residencial
  • Comercial
  • Industrial
  • Loteamento
  • Misto


Quando falamos que o empreendimento é a maior estrutura, queremos estabelecer os seguintes critérios: 

01 – Empreendimento – É a obra em si na sua totalidade, ou seja, toda a construção a ser realizada no local. 

02 – Etapa – as vezes, de acordo com o tamanho ou recursos da construção, divide-se a execução da obra por etapas ou fases de construção, a qual pode conter um ou mais blocos. 

03 – Blocos – Todo empreendimento possui i no mínimo um bloco de construção, sendo possível ter vários blocos. Os blocos são os edifícios (ou torres, ou quadras) de um empreendimento. 

Exemplo: 

Um empreendimento residencial possui 2 etapas, cada uma com 3 blocos:  

Empreendimento Vale Feliz
    Etapa 01 
         BLC01 - Edifício Amizade 
         BLC02 - Edifício Amor 
         BLC03 - Edifício Alegria 
  
    Etapa 02 
         BLC01 - Edifício Bondade 
         BLC02 - Edifício Beleza 
         BLC03 - Edifício Boa Vontade


Geral




Os primeiros 5 campos localizados na parte superior desta tela informam em qual empreendimento está se trabalhando. Estes campos são preenchidos automaticamente pelo sistema. 

Nome comercial: Deverá constar o nome da estrutura segundo o memorial descritivo. 

As apropriações financeiras, contábeis e informações para os módulos de construção  (Centros de Custo Comercial, Engenharia e Projeto) aqui definidas serão acatadas pelas estruturas inferiores a esta. 

C.Custo Comercial: Será usado para a área comercial da empresa.

C.Custo Engenharia: Será usado para as áreas de construção. Nos casos em que a empresa não usa o centro de custo engenharia, o sistema irá atribuir automaticamente a esse campo o mesmo centro de custo do setor comercial.


Dados Complementares



 
Taxa de Administração: É a taxa cobrada sobre o valor do empreendimento quando a empresa somente administra o empreendimento. 

Aliq. ISS: Alíquota de ISS para a taxa de administração. 

Tipo: O tipo da taxa de administração será utilizado no módulo Painel Gerencial, e tem o objetivo de diferenciar a forma de cálculo do imposto que incide sobre a taxa de administração. Podendo ser de dois tipos, dividendos diferenciais e NF de serviço (normal). 

Taxa de Gerenciamento: É a taxa cobrada sobre o valor do empreendimento quando a empresa somente gerencia o empreendimento. 

Taxa de Fruição: É a taxa cobrada pela empresa para cobertura do período em que a unidade ficou a disposição do comprador que no momento efetua a devolução do imóvel por força de distrato. 

Datas de Início e Término da Obra: São datas informativas, utilizadas pelo módulo Administração de Projetos no cronograma do orçamento. 

Regra de fatores de Correção: Indica se será utilizado o cadastro de Regra de Fatores de Correção, com opções de considerar todo o fluxo da proposta, ou desconsiderando parcelas de sinal. O cadastro das regras é feito no módulo Comercial (Cadastros / Regras de Fatores de Correção). 

Região: Região onde está localizado o empreendimento, podendo ser selecionado apenas as regiões cadastradas com o tipo venda. Este campo é utilizado pelo Módulo Painel Gerencial. 

As Áreas devem ser extraídas da documentação da obra e são apenas informativas. 

Construção Prefeitura: Área total registrada no projeto da prefeitura. 

Construção Equivalente: Área de aproveitamento das unidades em relação a área total aprovada no projeto da prefeitura. 

Construção Total: Área total à ser construída. 

Área Equivalente:  Área de aproveitamento das unidades em relação a construção total. 

Tipo do Empreendimento: Indica o tipo de empreendimento utilizado na geração da DIMOB. Possui as opções 'Rural' e 'Urbano'.

Calcular Taxa para o empreendimento: Este parâmetro é utilizado no módulo Painel Gerencial Fase II, no processo de geração do fluxo do empreendimento para o Eestudo de viabilidade e planejamento estratégico. O parâmetro indica se na geração do fluxo do empreendimento deverá ou não ser calculada a taxa de administração para o empreendimento. Calcular taxa para os co-Investidor: Este campo indica se deverá ou não ser calculado taxa de administração para co-investidores.

Botão Campos Específicos:  Ao clicar neste botão, o sistema abrirá uma tela onde será mostrado campos previamente definidos. Este campos poderão ser informações adicionais para complementar o cadastro de Estruturas.Esta opção também está disponível para o cadastro de Bloco, Unidade e Garagem.

 Lembrando que estes campos previamente definidos somente poderão ser criados mediante o auxílio do suporte da Mega Curitiba, pois necessita de intervenção direta no banco de dados para esta disponibilização.


Endereço


 

Informações sobre o endereço do empreendimento. Deve preferencialmente ser preenchido através do CEP.


Imagem


A Imagem mostra a imagem do empreendimento, aceita arquivos de imagem.


Croqui


A Croqui mostra o croqui do empreendimento, aceita arquivos de imagem.


Descrição


A  Descrição conterá um texto com uma breve descrição do empreendimento.


Terrenos


 

Para termos uma melhor flexibilidade no lançamento de despesas do terreno no processo de Planilha de Terreno no Estudo de Viabilidade e Planejamento Estratégico (Painel Gerencial), podemos utilizar a  Terrenos, que permite que seja possível vincular vários terrenos a um empreendimento e posteriormente inserir quantos tipos de despesas forem necessárias para a distribuição do fluxo de desembolso com terreno (Painel Gerencial - Cadastros / Tipos de Desembolsos).

Para vincular os terrenos ao empreendimento basta clicar no botão Inserir e escolher o terreno, que deverá estar cadastrado no menu Cadastros / Terrenos. 


Integração




Enviar para móvel: 
Selecionando este campo a estrutura em questão será disponibilizada para a integração do Mega ERP com o Mobuss Construção, caso marcado será habilitado os parâmetros de Pendência Financeira.

Dt. Ultimo Envio: Armazena a data da última vez que a estrutura foi atualizada para o Mobuss.

Dt. Criação:  Data de criação da estrutura.

Dt.Alteração: Data da última alteração realizada na estrutura.

ID Integração: Identificador de integração, código que é utilizado para realizar as integrações.

Usuário Criação:  Usuário de criação da estrutura.

Usuário Alteração: Usuário que realizou a última alteração na estrutura.


Pendência Financeira

Contrato Inadimplente: Verificará se o contrato estiver com status inadimplente no Carteira de Recebíveis e marcará o local associado com a estrutura com Pendência no Financeiro com “Sim”.

Nº de Parcelas em Atraso: Caso marcado, será verificado se o contrato estiver com um número igual ou superior de parcelas em atraso ao valor parametrizado e marcará o local associado com a estrutura com Pendência no Financeiro com “Sim”

Foram criados dois novos campos no cadastro de Estruturas no módulo Global do Construção para integração com o Mobuss:

Vínculo com Orçamento obrigatório na Solicitação?: 
Será necessário vincular orçamento ao criar solicitação no móvel.

Apropriação obrigatória na Solicitação?: Será necessário vincular apropriação ao item solicitado no móvel.


 Caso o primeiro parâmetro estiver desmarcado, o segundo ficará bloqueado e desmarcado.