Estrutura dos empreendimentos - Lote / Unidade


Damos o nome de UNIDADE  à menor sub-divisão de um empreendimento. É ela que será objeto de comercialização ou utilização. 

Exemplo:

  • Empreendimento: RESIDENCIAL PARQUE DAS NAÇÕES.
  • Etapa: 01.
  • Bloco: EDIFÍCIO BAHAMAS.
  • Unidades: 0101, 0102, 0201, 0202, 0301, 0302.


Geral





Os primeiros 5 campos localizados na parte superior desta tela informam em qual pasta está se trabalhando. Estes campos são preenchidos automaticamente pelo sistema. 

As apropriações financeiras, contábeis e informações para os módulos de construção civil (Centros de Custo Comercial, Engenharia e Projeto) aqui definidas serão acatadas pelas estruturas inferiores a esta. 

 Da mesma forma que numeramos ou codificamos os blocos, utilizamos esta função para a organização das unidades. Normalmente as unidades são apenas numeradas dentro do andar ao qual pertencem, mas se tratando de um empreendimento grande, as unidades além de serem numeradas poderão também ser codificadas, visando facilitar a identificação posterior da mesma.

Exemplo: 

Empreendimento: Residencial Parque das Nações 

Total de Blocos: 10 

Número de Unidades por Bloco: 120 

Total de Unidades no Empreendimento: 1200 

No caso acima, as unidades poderão ser cadastradas com um diferencial para identificar além da unidade, o bloco ao qual pertencem. 

Bloco A: Edifício Andorra – Unidade 1002-A 

Bloco B: Edifício Bahamas – Unidade 1002-B 

Bloco C: Edifício Malta – Unidade 1002-C

No cadastro da unidade, na guia geral, o campo Agrupador onde é possível selecionar um dos textos padrões cadastrados.
Este campo também foi disponibilizado tanto na Wizard de Geração de Unidades como também na Wizard de Edição de Unidades.


Dados Complementares





Tipologia:
 Informar a tipologia do imóvel, que deve ter sido previamente cadastrada. (ver tópico Tipologia das Unidades). É um campo de preenchimento obrigatório. 

Se existir Quadro de Áreas para esta tipologia (ver tópico Quadro de Áreas no cadastro do Bloco) as áreas da unidade serão automaticamente preenchidas. 

Andar:
 indica o andar em que a unidade está localizada dentro do bloco. 

Dependências: 
Informa o número de dependências que a unidade possui. 


Limite Troca Planta: Possibilita inserir uma data limite para a planta, este não é um campo obrigatório caso não esteja marcado será considerada a data do bloco.


Valor: 
Informa o valor da unidade baseado no seu peso e na tabela de preços. É preenchido automaticamente quando se cria uma tabela de preços ativa. 

Valor m2

Código DAC10: Ao inserir uma ou várias Unidades, será gerado um código calculado pelo algoritmo DAC 10, que estará disponível para consulta na guia Unidades do Cadastro de Estruturas, na tela de edição de Unidades do módulo Global do Construção Civil, tela de edição de Contratos e na guia Contratos da tela de Atendimento ao Cliente do módulo Carteira de Recebíveis. 

End. Próprio:
 Possibilita cadastrar um endereço próprio para uma unidade, assim como já é feito para os blocos.


Status: Informa o status atual da unidade. Estes status podem ser alterados por operações no Módulo Comercial e no Módulo Carteira de Recebíveis. 

Data Status:
 É a data em que ocorreu a alteração do status da unidade.

Matrícula/ Alvará
Número do Alvará de Aprovação da Obra;
Data de Expedição do Alvará;
Número do Processo do Alvará;
Nome da Prefeitura que expediu o Alvará;
Dados de Alvará para a obra, da prefeitura local. 

Código:
 Informa o número da matrícula da unidade, registrado em cartório. 

Data:
 Informa a data em que a matrícula foi efetuada. 

Local:
 Indica o cartório onde foi efetuada a matrícula da unidade. 

Depósito: 
Indica qual o depósito do edifício que foi reservado para a referida unidade. 

Áreas:
 Contém as áreas que compõem a tipologia, de acordo com o registro da incorporação. A área de garagem deve ser preenchida apenas se ela fizer parte da metragem da unidade, se for uma unidade de garagem esta área será preenchida no momento do vínculo. 

Fração Fiscal:
 Representa a fração ideal do solo correspondente a cada unidade, a qual é utlizada para diferenciar as unidades no processo do Fiscal. 

Fração Fiscal Terreno:
 Representa a fração ideal de cada unidade, correspondente o terreno, para cálculo do Fiscal.

Fração Societária: Representa a fração ideal do solo correspondente a cada unidade, a qual é utlizada para diferenciar as unidades no processo da Apuração Societária. 

Fração Societária Terreno: Representa a fração ideal de cada unidade, correspondente o terreno, para cálculo da Apuração Societária.

 O campo Fração Societária e Fração Societária Terreno, também são utilizados para o processo de Apropriação IFRS.


Fração Ideal: representa a fração ideal do solo correspondente a cada unidade. 

 É possível inserir várias frações por unidade, onde cada fração está vinculada à uma data de vigência.O valor das frações das unidades, que levavam em consideração as vinculações de garagem à unidade, agora levam em consideração as vigências. Então os cálculos são centralizados e tem como base estes valores.



 Para as frações geradas automaticamente, é possível visualizar na edição da unidade a ocorrência que gerou a nova vigência (podendo ser vinculação, desvinculação ou alteração do valor da garagem vinculada). Ao pressionar o botão de Descrição das Ocorrências.



Quota: representa o percentual da quota em relação à área do bloco. Usado para construções por quotas de participação. O campo Quota é usado no processo Repasses e Rateios da Carteira de Recebíveis para distribuir os valores das baixas por repasse quando escolhido Tipo de Valor Rateio por Quotas. Trata-se de um fator multiplicador onde 1 é igual a 100%, 0,5 igual a 50%. 

Peso:
 indica o peso correspondente a cada unidade para definição do seu valor de venda em relação ao valor base do bloco. É um coeficiente multiplicador. 
Considerar Investidores da Unidade na Contabilização: parâmetro que serve para informar se os investidores cadastrados na unidade deverão ser considerados na contabilização da carteira. Caso o parâmetro não esteja selecionado, o sistema irá considerar os investidores do bloco.

Considerar Investidores da Unidade na Mov. Financeira: indicará que será utilizado para esta unidade, o percentual cadastrado na guia Investidores Unid desta mesma tela. Caso neste cadastro não haja nenhum cadastrado, automaticamente o sistema considerará cem por cento de participação. 

Unidade possui custo na Apropriação Imobiliária:
 É habilitada no assistente da Apropriação a edição do custo adicional para as unidades desejadas. 

Valor m2: Tem por finalidade demonstrar o atual valor do m2 da unidade. 

Poderá selecionar as áreas que serão consideradas para o cálculo, após selecionadas, deverá calcular o valor do M2 clicando no botão $ em verde (ao lado do campo). 

Na grid de unidades, terá uma nova coluna com o valor m2 de cada unidade, as que tiverem em branco, quer dizer que o cálculo do M2 não foi efetuado.

Na edição, alteração de várias unidades, poderá forçar um valor do m2 para as unidades selecionadas e ao finalizar a wizard, os dados serão devidamente replicados. 

Para que estes valores do M2 replique nas tabelas de Preço, deverá cadastrar o Valor M2 em todas as unidades do bloco e selecionar as áreas que farão parte do cálculo, para após gerar a tabela de preços. Este processo será detalhado no módulo Gestão Comercial.

Botão Campos Específicos:  Ao clicar neste botão, o sistema abrirá uma tela onde será mostrado campos previamente definidos. Este campos poderão ser informações adicionais para complementar o cadastro de Estruturas.

Esta opção também está disponível para o cadastro de Bloco, Unidade e Garagem.

Lembrando que estes campos previamente definidos somente poderão ser criados mediante o auxílio do suporte da Mega Construção, pois necessita de intervenção direta no banco de dados para esta disponibilização. 

Os campos Termo de Hipoteca e Termo de Anuência se marcados, impactarão na emissão de minutas.

Na marcação/desmarcação desses campos é lançado uma ocorrência de estrutura para a alteração, informado o usuário que realizou tal ação.

IPTU / Apropriação Imob. / Diversos

Apropriação Imobiliária 

Data efetiva da entrega: Específica a data.

Projeto Específico: Informe o projeto exclusivo da unidade, onde serão verificados os valores lançados para ele, compondo assim o valor de custo específico para a unidade.

Centro de Custo:  Define o Centro de Custo de IPTU.

Indicação Fiscal:  Campo informativo que apresenta o código gerado pelas prefeituras para identificar as unidades.


 A funcionalidade possibilita a apropriação imobiliária de condomínios horizontais, onde os custos de infra estrutura e terreno são fracionados por unidades e cada unidade pode ter, ou não, projetos exclusivos de obra.



Cobrança Compartilhada 


Contr. Banc: Apresenta os contratos bancários que foram configurados para o empreendimento em questão na tela de vinculação de Empreendimentos x Contratos Bancários.   Este parâmetro quando marcado também habilita, na aba 'investidores unid.', a aba 'Investidores Cobrança Compartilhada'.

Conta Financ:
 Campo para informar a conta financeira.


Dados Complementares / Comercial 


Esta opção irá habilitar esta tela:


Planta: É possível informar a planta que será utilizada na unidade, este não é um campo de preenchimento obrigatório, caso não seja informado será utilizado a planta informada no bloco.



Outras Abas



A aba Imagem mostra a imagem do bloco, aceita arquivos de imagem do tipo bmp, onde estas imagens podem ser vinculadas nas minutas utilizando o campo "UNIDADE_IMAGEM" na constituição da mesma..

A aba Croqui mostra o croqui do bloco, aceita arquivos de imagem.


Confrontação



Conterá um texto descrevendo as confrontações da unidade com as unidades vizinhas. Este texto será impresso no relatório do Quadro Resumo. 

Possível definir as Informações Complementares referentes ao SPED.


Depósitos




Após cadastrar os Depósitos, podemos fazer a vinculação dos mesmos com uma Unidade.


Inserir Várias Lotes




Com este recurso o usuário poderá cadastrar várias unidades iguais ou várias unidades com uma série de características idênticas. 

Deve-se entrar com o código de todas as unidades desejadas no campo apropriado à esquerda da tela e preencher os dados nos outros campos. As definições destes campos podem ser encontradas nas pastas do cadastro de unidades 

Campo no cadastro de unidades, para cadastro de Garagens Indeterminadas.

Campo Garagens Indeterminadas existente na edição e inserção de Unidades no cadastro de Estruturas, onde, também foi criado a variável Garagem Indeterminada para ser utilizada nas Minuta / Modelos de Minutas dos módulos Gestão Comercial e Carteira de Recebíveis. 

É possível definir apenas um prefixo e a quantidade de Unidades a serem geradas, criando automaticamente o nome das unidades (Prefixo + número sequencial).


Campo Centro de custo IPTU define o centro de custo para as unidades inseridas através da wizard.


Editar vários lotes


Com este recurso o usuário poderá alterar vários lotes ao mesmo tempo considerando que os dados sejam comuns. 

Ao acessar a tela de alteração de Unidades, é possível selecionar quais blocos terão suas unidades envolvidas neste processo. 

Ao avançar, estarão disponíveis todas as Unidades dos Blocos selecionados anteriormente.

Através deste processo, é possível selecionar não apenas as unidades de um único bloco, mas sim as Unidades de todos os Blocos que foram selecionados na guia Seleção de Blocos. Observe que as tipologias listadas são as tipologias de todos os blocos selecionados. 

Deve-se marcar o código de todas as unidades que se deseja alterar e depois marcar qual o campo a ser alterado, digitando o seu conteúdo.

Na aba Dados 3, o campo Centro de Custo  define o centro de custo de IPTU para as unidades.




Alterar Investidores: Este campo irá possibilitar em alterar investidores. Ao marcar a opção os campos para cadastro dos investidores ficam ativos, incluindo o campo do parâmetro Considerar investidores da unidade na contabilização. Para inserir ou excluir os investidores utilizar os botões Inserir e Apagar.



Possibilidade de aplicar temporariamente as alterações realizadas nas Unidades, a gravação permanente dos dados ainda é feita no botão finalizar do Assistente, ajusta a tela de seleção das Unidades dos Blocos selecionados, para possuir mais colunas (sendo possível ocultar colunas) passando a selecionar as Unidades através de uma marcação (Selec.?).


Exclusão de vários Lotes




Com este recurso é possível apagar várias unidades ao mesmo tempo que estejam com status disponível. 

Deve-se marcar o código das as unidades que se deseja excluir e depois finalizar o processo.