Descontos - Funcionalidades

Os descontos financeiros são valores acordados em contrato que serão pagos pela empresa contratante e depois descontados das medições da empresa contratada.

Primeiramente, devem ser cadastrados os tipos de descontos existentes na empresa e definido o código de ação de integração do mesmo com o contas a pagar, é comum a utilização de descontos de EPI, Avarias, Alimentação e etc.

O vínculo do tipo de desconto ao contrato, pode ser realizado pelo menu Débitos ou pela tela de edição do contrato, onde deve-se informar o tipo de documento, valor do desconto, o número de parcelas (com suas datas de desconto e valores) e sua incidência, ou seja, se o desconto será aplicado somente em medições de material, somente em medições de serviço ou para ambos.

Para inserir um desconto no contrato, é necessário que o mesmo possua saldo disponível para abatimento futuro. Existe a possibilidade também de controlar o saldo do desconto junto ao saldo do contrato.

Após a inserção do desconto no contrato, este será exibido nas medições para que seja descontado de acordo com as parcleas cadastradas e ainda não descontadas.

Poderão ser vinculadas as medições as parcelas com valor inferior ao valor medido, deixando um valor líquido positivo, para descontar é necessário marcar a opção de 'Descontar' para a parcela desejada.

Outra opção disponível é a de deduzir do bruto, que ao ser marcada na medição, indica que o valor do desconto deve ser abatido da base de cálculo das retenções para a sua incidência, esta opção geralmente será usada em descontos de faturamento direto.

Um desconto financeiro vinculado a medição não irá fazer voltar saldo ao contrato, mas sim, fazer com que parte do valor medido deixe de ser pago ao contratado, ou seja, será lançado um documento (nota fiscal) com valor integral da medição e o valor do desconto será abatido do pagamento na forma de um movimento vinculado da AP.