Minuta

O processo de minutas permite a impressão automática do contrato físico entre a contratante e a contratada, obtendo informações de dados do contrato de acordo com as condições pré-determinadas nas cláusulas e nos modelos de minuta.

No menu de cadastros, devem ser configuradas as cláusulas contratuais. As cláusulas são agrupadas  por um nível hierárquico que geralmente são geradas por tipo. Nas cláusulas serão definidas as frases padrões, juntamente com os campos do sistema que serão utilizados para preenchimento automático dos dados de cada contrato.

Ainda no menu de cadastros, devem ser configurados os modelos de minutas, que são conjuntos de cláusulas que formam uma minuta modelo para ser vinculada aos contratos. Os modelos também são agrupados por nível hierárquico que geralmente são gerados por tipo.

Por fim existem as minutas de contrato, que consiste em vincular um ou mais modelos e cláusulas para compor o contrato com o fornecedor. 

Existem dois tipos de minutas que podem ser vinculadas ao contrato, a minuta de contrato e a minuta de aditivo.  

Para inserir a minuta no contrato, basta ter contratos cadastrados no sistema os quais devem estar liberados para movimentações, no caso de minutas de aditivo, além dos contratos cadastrados é preciso ter aditivos liberados para os mesmos.

Ao processar a minuta, o sistema irá manter os textos fixos e substituir os campos do sistema pelos dados vinculados ao contrato, compondo assim os contratos físicos para que sejam assinados e formalizados com os contratados.