Parcelas - Geral





Esta aba é acessada através dos botões exibido na barra de ferramentas localizada no lado direito da tela de contratos, ou pelo botão direito do mouse clicando sobre a parcela.

Número: Indica o número da parcela fornecido automaticamente pelo sistema.

Tipo: Tipo de parcela pré-definido na proposta.

Status:
 Indica o status atual da parcela. Atualmente existem oito status pré-definidos pelo sistema: “Ativo”, “Inativo” (neste caso a parcela não é exibida). Os outros 6 status são utilizados para indicar as operações com cheque: “Cheque Pré-datado”, “Cheque Devolvido”, “Cheque Devolvido 2x”, “Cheque Normal”, “Cheque Depositado” e "Cheque Em Custódia". Existe um processo específico para tratamento de cheques. O detalhamento deste processo será descrito posteriormente.

Origem: Status pré-definido que Identifica a origem da parcela: “Renegociação”, “Baixa Parcial”, “Reajuste”, “Contrato”, “Tabela Price”, “Termo contratual”, "Termo Contratual (Não altera valor contrato)", "Aplicação de taxa" ou "SAC".

Origem (Parc.): 
Indica o número da parcela que originou a baixa parcial. Somente será exibido quando a parcela tiver sua origem como “Baixa Parcial”.

Receita:
 Tipo de receita pré-definido no cadastro da proposta.

Movimentação:
 Indica a data de movimentação da parcela, utilizada para o processo de movimentação financeira e de envio de parcelas para o banco.

Vencimento:
 Indica a data de vencimento da parcela, conforme cadastrado na proposta.

Baixa: Indica a data em que a parcela foi paga.

Gera resíduo:
 Indica se a parcela gerará resíduo após o pagamento. Lembre-se que para gerar resíduo é preciso também que a parcela esteja com pelo menos uma correção e com o tipo de reajuste definido como “Anual”.

Parcela Contratual?:
 Indica que a parcela é de origem contratual, conforme o status “Origem” e “Processo” definidos na grid de parcelas. Caso a parcela seja originada de um termo, a sua origem contratual/não contratual vai depender do tipo de termo cadastrado.

Considera Desc. Diferenciado?: Está opção ficará habilitada somente no momento da baixa manual da parcela e não será disponível nos processos de antecipação, renegociação e baixa de várias parcelas. A ocorrência de baixa de parcela informa quando for concedido desconto diferenciado.

Original: indica o valor original da parcela. Caso a parcela (série de parcelas) tenha sofrido a aplicação de Tabela Price ou SAC, o valor apresentado neste campo será o valor original mais os juros/correções da Tabela Price / SAC.

Correção:
 Indica o valor de correção na data da baixa, conforme correção(ões) definida(s) na parcela. Caso a parcela tenha sua correção indicada como reajuste anual, será apresentado neste campo o valor da última correção calculada pelo reajuste anual.

Juros:
 Indica o valor dos juros definidos na correção da parcela. Observe que estes juros são calculados juntamente com o índice de correção, não tendo nenhuma relação com o juros da Tabela Price / SAC. Caso a parcela tenha correção com tipo de reajuste anual, os juros não são congelados, apenas a correção sofre o congelamento.

VM Atraso:
 Esse campo só ficará habilitado caso o contrato utilize a forma de cálculo de Reajuste Anual Calcula o Resíduo até a data de vencimento, parâmetro esse definido nos Parâmetros da Carteira, módulo Global Construção (Cadastros/ Parâmetros/ Parâmetros Carteira). O valor apresentado nesse campo representa, nas parcelas em atraso,  a correção pró-rata do período em atraso (além do cálculo de multa e mora), a ser cobrado já no pagamento do título

Reneg.:
 Indica a diferença (+ ou -) originada de uma renegociação. Esta diferença é utilizada principalmente na contabilização da carteira.

Res. Cob.:
 Indica o resíduo de cobrança originada da diferença de índices (projetado e real) cadastrados no sistema (módulo global, índices financeiros). Caso o cliente possua saldo de resíduo de cobrança, no momento da baixa este valor será apresentado neste campo. O usuário tem a possibilidade de alterar este valor, desde que não ultrapasse o valor do saldo, obtendo desta maneira flexibilidade para cobrar esta diferença. Lembre-se que o saldo de cobrança somente será trazido para este campo se a parcela for a última em aberto.

Corrigido:
 Indica o valor corrigido da parcela, ou seja, a soma dos campos: “Original” + “Correção” + “Juros” + “Reneg.” + “Res.Cob.”

Base: Indica o valor base da parcela para casos em que se efetua baixa parcial. Inicialmente o valor base apresenta-se igual ao valor corrigido, caso queira efetuar a uma baixa parcial, digite o valor da baixa neste campo. O sistema não permite que seja digitado um valor maior que o corrigido. Após a confirmação, será exibida uma mensagem para confirmação da baixa parcial.

Atraso:
 Indica o valor de atraso calculado pelo sistema, conforme taxa cadastrada no contrato. O valor apresentado neste campo pode ser alterado pelo usuário.

Multa: Indica o valor de multa calculado pelo sistema, conforme taxa cadastrada no contrato. O valor apresentado neste campo pode ser alterado pelo usuário.

Desconto: Indica o desconto concedido durante a baixa da parcela, podendo ser digitada livremente pelo usuário.

Total: Indica o total corrigido a ser pago, considerando atraso, multa e desconto. É possível indicar neste campo o valor a ser baixado parcialmente, neste caso a baixa parcial será realizada considerando-se os valores digitados nos campos de atraso, multa e desconto, ou seja, o saldo da parcela após a baixa será proporcionalmente maior do que se fosse baixado parcialmente utilizando-se o campo “Base”. Após a confirmação, será exibida uma mensagem para confirmação da baixa parcial.

Receita na Baixa: Indica o tipo de receita considerada na baixa da parcela. Podendo ser do tipo banco, bens, boleto avulso, carta de crédito, cheque, depósito, dinheiro, DOC, permuta, repasse e TED , conforme detalhado abaixo:

Banco

Preenchida automaticamente pelo sistema, quando a baixa é realizada através do processo de retorno bancário. Esta opção não está disponível para o usuário, somente é inserida pelo sistema.

Recibo:
 Número sequencial atribuído automaticamente pelo sistema após a baixa efetuada, não permitindo alteração. Caso a parcela seja reativada e posteriormente baixada, um novo número de recibo será atribuído.

Sequência: Sequência da parcela atribuída automaticamente pelo sistema, com base no cadastro das séries na proposta, renegociação ou termo contratual. O primeiro número antes da barra (“/”) indica o número da parcela, o segundo número indica o total de parcelas da série.

Histórico: 
Campo preenchido automaticamente pelo sistema. Seu objetivo é indicar passo a passos todos os processos sofridos pela parcela. 

Você também poderá visualizar o código da garagem neste campo, facilitando na identificação de qual garagem se refere a parcela.

Bens

Utilizado nos casos onde a baixa é realizada através de um bem. Este bem precisa estar previamente cadastrado no sistema que deve ser acessado no Global Construção > Opções > Cadastros > Bens de Terceiro.

Quando é feita uma baixa ou uma antecipação de parcela com receita de bens, é apresentada uma tela onde o usuário pode selecionar o bem a ser debitado, conforme figura abaixo. Esse procedimento irá calcular o valor utilizado sobre o valor autorizado para venda do bem.



Dados da baixa:

  • Valor: Valor líquido da baixa da parcela, ou do total líquido antecipado.
  • Data: Data da baixa da parcela, ou da antecipação.


Valores atuais:

  • Bem: Indica o bem onde será deduzido o valor da baixa.
  • Autorizado: Valor total autorizado para uso do bem.
  • Utilizado: Valor total que já foi utilizado do bem.
  • % Utilizado: Representa em percentual o valor utilizado do bem sobre o valor autorizado.
  • Disponível: Valor total disponível do bem para uso. (Autorizado – Utilizado).
  • % Disponível: Representa em percentual o valor disponível para o bem, sobre o valor autorizado.


Valores após operação:

  • Disponível: Valor que restará disponível para o bem após deduzir o valor da baixa. (Disponível – Valor da baixa).
  • % Disponível: Representa em percentual o valor que restará disponível para o bem, sobre o valor autorizado


Boleto Avulso


Utilizado nos casos onde a baixa é realizada através de pagamento de boleto avulso. Neste caso, nenhuma informação adicional será solicitada.

Carta de Crédito


Utilizado nos casos onde a baixa é realizada através de uma carta de crédito. Esta carta de crédito precisa estar previamente cadastrada no sistema (módulo carteira de recebíveis, botão carta de crédito), de modo que o proprietário da carta de crédito seja o mesmo do contrato. Ao confirmar a baixa da parcela com este tipo de receita, será apresentada uma tela com os seguintes campos:

Cliente: Exibe o nome do cliente associado ao contrato.

Carta de Crédito: Selecione a carta de crédito a ser utilizada para baixa.

Valor Original: Exibe o valor original sem correção e sem os aditivos que consta na carta.

Aditivos: Exibe o total dos valores originais dos aditivos (sem nota e com nota).

Saldo Atual: Exibe o saldo atualizado da carta, antes da conclusão do processo. 


Lembre-se que serão listadas somente cartas de crédito pertencentes ao cliente exibido no campo “Cliente” e que estejam com status “Em aberto”.



Cheque / Depósito / DOC / TED

Utilizado nos casos onde a baixa é realizada através de cheque. Ao confirmar a baixa da parcela com este tipo de receita, será apresentada uma tela com os seguintes campos:



Banco: Digite o número do banco que consta no cheque/depósito ou selecione na lista. Este cadastro de bancos encontra-se no módulo global do Mega, no menu “Cadastro” opção “Bancos/agencias”.

Agência: Digite o código da agência que consta no cheque/depósito.

C/C: Digite o nº da conta corrente que consta no cheque/depósito.

Cheque/Depósito: Digite o nº do cheque/depósito.

Dinheiro

Utilizado nos casos onde a baixa é realizada através de pagamento em dinheiro. Neste caso, nenhuma informação adicional será solicitada.

Permuta

Utilizado nos casos em que a baixa é realizada através de permuta por material ou serviço através de uma nota fiscal. Ao confirmar a baixa da parcela com este tipo de receita, será apresentada uma tela com os seguintes campos:


Valor da Baixa: Indica o valor base da parcela a ser baixada.

Código: Preenchido automaticamente pelo sistema.

Fornecedor: Selecione o nome do fornecedor da nota fiscal.

Nº da Nota: Informe o nº da nota fiscal.

Série: Informe o código de série da Nota Fiscal.

Vlr. da Nota: Valor preenchido automaticamente com o mesmo valor de baixa da parcela.

Dt.Emissão: Data de emissão da Nota Fiscal.

Observações: Campo livre para observações da nota fiscal. 

Repasse

Utilizado nos casos onde a baixa é realizada através de pagamento de repasse. Neste caso, nenhuma informação adicional será solicitada.

Securitização

A baixa por securitização será quando um contrato for securitizado no módulo Operações Financeiras e as parcelas poderão ser baixadas no Carteira de Recebíveis, mas a três restrições deverão ser atentadas:

  • Não será possível informar como data de baixa, uma data superior ao dia corrente.
  • Não será possível alterar a receita de baixa.
  • Não será possível a reativação de uma parcela securitizada, pois a reativação somente poderá ser realizada no módulo Operações Financeiras