Aprovação de Alçada pelo Mega

O processo de aprovação de alçada é o recurso utilizado no sistema para aprovar as compras e contratações com quantidade de assinaturas pré-determinadas por faixas de valor.

Existem dois tipos de aprovação de alçada, o realizado pela regra do Mega e o realizado pela Regra do Portal de Obras, este artigo se destina a explicar a aprovação de alçada realizada pela regra do Mega.

No módulo de Empreiteiros podem ser aprovados os valores do contrato (itens do contrato e aditivo) e/ou adiantamentos, podendo escolher também quais tipos de contratos recebem aprovação (todos, livres ou originados de cotação).

Toda a configuração da aprovação de alçada é realizada pelo módulo de Materiais, lá serão definidos de forma global quais são as faixas de valor, quantas assinaturas serão necessárias para cada faixa, quem são os aprovadores de cada assinatura e quais os grupos de estoque estão vinculados a regra.

Além da configuração do perfil de alçada, para que uma filial seja configurada para aprovar alçada no empreiteiros, na sua tela de parâmetros deve ter a definição das configurações para aprovação, como por exemplo de a alçada deve ser aplicada apenas a valores de contrato e/ou adiantamentos.

Após toda a configuração inicial, sempre que for cadastrado um novo contrato, inseridos itens em um contrato existente e inseridos aditivos de serviços ou de reajuste, ao salvar, o sistema irá verificar a regra de aprovação de alçada vinculada aos itens de contrato e armar as aprovações.

Os registros pendentes de aprovação poderão ser analisados e aprovados através do menu de processos, sendo que apenas os aprovadores poderão dar continuidade no processo e proceder com as assinaturas.

Os mesmos registros poderão ser aprovados (pela regra do Mega) no Portal de Obras através do menu de Medições.

 Após realizadas as aprovações de todos os níveis, nos itens do contrato e aditivos serão considerados como aprovados por alçada e ficarão disponíveis para liberação, para o caso de adiantamentos, ao concluir a aprovação de alçada o mesmo ficará disponível para integração com o módulo Financeiro.

Caso alguma alteração seja realizada durante ou após as aprovações, o sistema irá considerar o registro como alterado e ao salvar voltará ao primeiro nível de aprovação.

Caso nos parâmetros do módulo a aprovação de alçada não seja ativada, ao inserir itens de contrato e ativo os mesmos serão disponibilizados automaticamente para liberação, bem como, quando não houver aprovação de alçada na filial,  ao serem inseridos os itens no contrato ou aditivos, estes poderão ser liberados diretamente.