Cadastros - Painel Gerencial


Através da opção de Cadastros, podemos inserir Cenários, Tipos de Cenários, Estruturas, Tipos de Desembolso, Tipos de Viabilidade, Orçamentos Financeiros e Tipos de Orçamento. Esses cadastros serão utilizados em diversos processos do Módulo Painel Gerencial.


Tipos Cenários




Nessa tela é possível inserir, editar e apagar os tipos de cenários. Tem o objetivo de criar tipos para diferenciar e organizar os cenários de acordo com seu tipo.


Inserir Tipo de Cenário





Código: É um código alfanumérico utilizado para identificar unicamente cada um dos tipos de cenários, criado pelo sistema.

Descrição:
 Descrição do tipo de cenário.

Vinculado ao: Vincula a um tipo anterior, criando a Treeview.


Tipos de Orçamento





Nessa tela é possível inserir, editar e apagar os tipos de orçamento, que serão utilizados como agrupador no Orçamento Gerencial.


Inserir Tipos de Orçamento





Código:
 É um código alfanumérico utilizado para identificar unicamente cada um dos tipos de orçamento, criado pelo sistema.

Descrição:
 Descrição do tipo de orçamento.

Controle: Informa o tipo de orçamento que será utilizado na criação do Orçamento Gerencial.


Tipo de Ocorrência Gerencial






Ao acionar uma das funções de distribuição da planilha, seja ela para apagar ou distribuir valores, serão geradas automaticamente na planilha do Orçamento Gerencial as ocorrência para identificar o autor. Na tela de cadastro de tipo de ocorrências são apresentadas as ocorrências padrão.


Inserir Tipo de Ocorrência Gerencial





Código: É um código alfanumérico utilizado para identificar unicamente cada um dos tipos de ocorrência gerencial, criado pelo sistema.

Descrição:
 Descrição do tipo de ocorrência gerencial.

Modelo de Ocorrência: Informações gerais sobre o tipo de orçamento que será utilizado na criação do Orçamento Gerencial.


Variáveis Fluxo Disponibilidade






Na tela de cadastro de “Variáveis para Fluxo de Disponibilidade” pode ser realizada a edição, e inclusão de novas variáveis. 


Inserir Variáveis do Flxuo de Disponibilidade






O cadastro de variáveis possui os seguinte campos:

Código: É um código alfanumérico utilizado para identificar unicamente cada uma das variáveis, o código deve ser único para cada uma das variáveis, não podendo ser repetido.

Descrição:
 Descrição da variável que permita identificar qual a função da mesma. Este campo será mostrado no Fluxo de Disponibilidades.

Origem:
 Determina qual a origem dos valores apresentados nas variáveis. 

Incluir em Todos os Cenários:
 Permite definir a variável como padrão para outros cenários que serão criados. 

Permite edição:
 Indica se os valores da variável em questão podem ser alterados no Fluxo de Disponibilidades. Caso a edição esteja habilitada, pode ser alterar os valores da variável diretamente no Fluxo de Disponibilidades. É importante ressaltar que as alterações realizadas no Fluxo de Disponibilidades não afetam os dados originais, tendo efeito somente no Fluxo de Disponibilidades. 

Fórmula:
 Este campo estará disponível somente nas variáveis cuja origem esteja definida como “FORMULA”. Nas fórmulas pode se utilizar qualquer uma das variáveis existentes, para tanto deve montar as expressões utilizando o código das variáveis, como por exemplo: SALDODISP + CARTEIRA + CONTASREC – CONTASPAG.


Nas fórmulas podem utilizar operações matemáticas simples, como: Adição, subtração, multiplicação e divisão.


Observação: Campo livre para ser utilizado como uma descrição mais detalhada da variável.


Estrutura


Armazena dados sobre a estrutura dos empreendimentos imobiliários que serão usados no Estudo de Viabilidade. A hierarquia das estruturas segue: Empreendimentos, Etapas e Blocos.

As apropriações financeiras e contábeis (Centros de Custo e Projeto) podem ser definidas em qualquer nível de estrutura, conforme o detalhamento desejado pela empresa.

Os empreendimentos aqui apresentados não se tratam de obras já realizadas e por isso não coincidem com as estruturas cadastradas no módulo de construção, as mesmas não existem efetivamente e serão usadas apenas como parâmetro de um Estudo de Viabilidade.


Empreendimento





É a estrutura de mais alto nível. Representa o todo do espaço físico ocupado pelo empreendimento podendo ser subdividido conforme a necessidade dentro das estruturas citadas anteriormente e que serão descritas na seqüência, ou seja, ele é o tipo de construção a ser realizada.

Quando falamos que o empreendimento é a maior estrutura, queremos estabelecer os seguintes critérios:

Empreendimentos: É a obra em si na sua totalidade, ou seja, toda a construção a ser realizada no local.

Etapa: De acordo com o tamanho ou recursos da construção, divide-se a execução da obra por etapas ou fases de construção, a qual pode conter um ou mais blocos.

Bloco: Todo Empreendimento possui no mínimo um bloco de construção, sendo possível ter vários blocos. Os blocos são os edifícios (ou torres, ou quadras) de um empreendimento.


Geral






As apropriações financeiras, contábeis e informações para os módulos de construção (Centros de Custo Comercial, Engenharia e Projeto) aqui definidas serão acatadas pelas estruturas inferiores a esta.
Nesta pasta serão definidos informações gerais do empreendimento, tais como:

Dt. Lançamento: Data prevista para lançamento do Empreendimento.

Lcto no Planej.: Data de lançamento utilizada para fins de Planejamento Estratégico. Esta data é utilizada para possibilitar o deslocamento do Fluxo de Caixa do Estudo de Viabilidade do Empreendimento no Fluxo Consolidado da Empresa. Exemplo: Caso seja necessário deslocar dois meses todo o Fluxo de Caixa do Estudo no Consolidado da Empresa, basta informar a data de lançamento no Planejamento dois meses após a data de lançamento prevista.

Taxa de Administração é a taxa cobrada sobre o valor do empreendimento quando a empresa somente administra o empreendimento.

Aliq. ISS: Alíquota de ISS para a taxa de administração.

Tipo: O tipo da taxa de administração será utilizado no Fluxo Consolidado da Empresa, e tem o objetivo de diferenciar a forma de cálculo do imposto que incide sobre a taxa de administração. Podendo ser de dois tipos, dividendos diferenciados e NF de serviço (normal). Sobre os dividendos diferenciados não há incidência do ISS. Utilizando o tipo NF de serviço haverá a cobrança do ISS sobre a receita de taxa de administração.

Calcular Taxa para o empreendimento: Este parâmetro no processo de geração do fluxo do empreendimento para o Estudo de Viabilidade. O parâmetro indica se na geração do fluxo do empreendimento deverá ou não ser calculada a taxa de administração para o empreendimento.

Calcular taxa para os Co-Investidor: Este campo indica se deverá ou não ser calculado taxa de administração para co-investidores.

Taxa de Gerenciamento é a taxa cobrada sobre as receitas do empreendimento quando a empresa somente gerencia o empreendimento.


Empreendimento 






Construtora informe aqui quem será o responsável pela construção do Empreendimento.

Arquiteto: Informe o nome do arquiteto responsável pelo projeto.

Corretor: Nome do corretor responsável pela venda do terreno.

Cnd. Pagamento: Condição de pagamento do terreno.

Tipo: O tipo do Empreendimento pode ser Incorporação (padrão) ou obra.

Área total: Área total do terreno.

Região: Região onde está localizado o empreendimento, podendo ser selecionado apenas as regiões cadastradas com o tipo venda no módulo Global da Construção.


Endereço





Permite inserir informações relacionadas ao endereço no qual será construido o Empreendimento.


Documentos Entregues






Permite inserir, a título de informação complementar, os documentos já entregues do terreno. Ex: escritura, contrato de compra e venda, etc.


Terrenos





Permite inserir os terrenos deste empreendimento.


Existe a opção 'Terrenos' no canto inferior esquerdo da tela, para que  possa ir ao Cadastros de Terrenos, sem precisar fechar esta tela.


Plano Rateio



 



O plano de rateio padrão pode ser criado no cadastro de estruturas (reais e simuladas). Somente será possível cadastrar o plano de rateio nas estruturas do tipo Empreendimento. Todas as simulações que forem criadas usando este empreendimento utilizarão o plano de rateio da estrutura como padrão.

Na tela serão apresentadas todas as Classes Gerencias que fazem parte do Plano ativo no Painel Gerencial. Para cada uma das classes, pode-se inserir um ou mais centro de custos. Se o centro de custo for inserido em uma classe sintética, haverá a opção de replicar o centro de custo automaticamente para todas as classes filhas. Ao inserir um novo centro de custo será apresentada uma nova tela.

Centro de Custo: Centro de custo que será considerado como investidor. Importe, deverão ser selecionados somente os centros de custos dos investidores.

Data Vigência: Indica a data a partir da qual este centro de custo será considerado no rateio.

% Participação: Indica qual o porcentual de rateio do centro de custo nos valores da classe gerencial selecionada.




Etapa






A etapa é uma estrutura lógica, ou seja, não existe fisicamente. Pode ser definida, por exemplo, por um agrupamento de blocos conforme algumas informações comuns. Datas de lançamento, de entrega e financiamentos, entre outros fatores podem ser parâmetros para esta separação.


Geral





Existem alguns campos nesta tela que informam em qual pasta está se trabalhando. Estes campos são preenchidos automaticamente pelo sistema, e são os seguintes: Empreendimento, Bloco, Data Cadastro e Tipo da Estrutura.

As demais informações desta pasta vêem como padrão das informadas no cadastro do Empreendimento, podendo ser alteradas aqui.


Bloco



 


Os blocos são as construções propriamente ditas. Vários blocos podem constituir uma etapa, e estas o empreendimento.


Geral



 

Existem alguns campos nesta tela que  informam em qual pasta está se trabalhando. Estes campos são preenchidos automaticamente pelo sistema, e são os seguintes: Empreendimento, Bloco, Etapa, Data Cadastro e Tipo da Estrutura.

As demais informações desta pasta vêem como padrão das informadas no cadastro do Empreendimento, podendo ser alteradas aqui.


Dados Complementares




Inserir os dados complementares referentes aos Blocos, como se possui endereço próprio, o andamento da construção, a quantidade de unidades e garagens que o bloco possuirá.


Projeto / C.Custo




Permite que sejam vinculados mais projetos e centros de custos no bloco, além daqueles que são vinculados na Geral.


Trocar filial do empreendimento




Ao clicar na opção “Trocar filial do empreendimento”, é exibida o assistente para alteração de filial.

Ao selecionar a filial de destino para o empreendimento e clicar no Finalizar, será exibida uma mensagem de confirmação: "Confirma a transferência da estrutura Empreendimento Modelo para a organização Empresa Modelo?".



Após clicar no sim, ocorrerá a transferência do empreendimento para a nova filial.


Investidores


Investidores 




Possível definir o período de vigência do percentual de participação dos investidores no Aporte e Distribuição de Capital do Planejamento Estratégico e Estudo de Viabilidade.

Na tela para cadastro de investidores é permitido informar os investidores e co-investidores para os empreendimentos como um todo.

Na tela serão apresentados todos os empreendimentos reais e simulados atualmente cadastrados e visíveis para o responsável de acordo com a Organização e Filial selecionados. Para cada um destes empreendimentos poderão ser informados investidores e co-investidores e seus respectivos percentuais e períodos de vigência.


Inserir Investidor 





Agente: Este agente será o investidor ou Co-Investidor.

% Aporte: Percentual de participação do Investidor/Co-investidor nos valores de aporte de capital. Este percentual também é utilizado para calcular a participação da empresa no Fluxo Consolidado Geral.

% Distribuição: Percentual de participação do Investidor/Co-investidor nos valores de distribuição de capital.

Data Vigência: Data a partir do qual os percentuais informados deverão ser utilizados.


Co-Investidor





A construtora, como investidora do bloco, pode repassar a co-investidores o seu percentual de aporte e/ou distribuição.     Nessa pasta, serão cadastrados os Co-Investidores, seus percentuais de Aporte e Distribuição interna e no bloco.

Cód Agente: Nome do co-investidor do bloco.

Participação Interna Aporte: % que o co-investidor possui do aporte da construtora.

Participação Interna Distribuição: % que o co-investidor possui da distribuição da construtora.

Participação no Bloco Aporte:  % real do aporte do bloco que pertence ao co-investidor.

Participação no Bloco Distribuição: % real da distribuição do bloco que pertence ao co-investidor.


Tipos de Desembolso




Existe no Painel Gerencial um cadastro de Tipos de Desembolso para permitir que seja criado seus próprios desembolsos para utilizar no lançamento de Despesas com Terreno.

O cadastro dos tipos de desembolso é acessado pela opção Tipos de Desembolso do menu Cadastros do Painel Gerencial.

Ao clicar na opção, aparecerá a tela com os tipos de desembolsos. Podemos observar que os tipos de desembolso padrões da planilha de despesas com terreno já estão cadastrados.

Ao inserir ou editar um tipo de desembolso, aparecerá a tela de inserção/edição do tipo de desembolso com os seguintes campos:


Inserir Desembolso





Código: Gerado automaticamente pelo sistema.

Descrição: Descrição do tipo do desembolso.

Classe Gerencial: Classe gerencial vinculada ao tipo do desembolso. É necessário que o tipo de desembolso esteja vinculado a uma classe gerencial para que seus valores sejam considerados no fluxo de resultado do empreendimento.

Gerencial: Opção para indicar se o tipo de desembolso será do tipo gerencial.

Tipo: Permite que os custos da obra sejam divididos entre os tipos criados, para que ao gerar o Fluxo Resultado, os valores sejam distribuídos entre as classes definidas para cada tipo de despesa, esse parâmetro serve para informar se os tipos que estão sendo criados pertencem a Obra ou Terreno.

Observação: Informações gerais sobre o tipo de desembolso.


Os tipos de desembolso de permuta não poderão ser excluídos e nem ter sua descrição alterada, pois são tipos fixos utilizados nos cálculos de permuta na planilha de despesas com terreno. Somente será possível editar os campos Classe Gerencial, Gerencial e Observação para esses tipos.


Quando for escolhido a opção “Incorporação”, será disponibilizado o grupo para informar a base de cálculo do desembolso. Sendo elas “área de construção”, “custo de construção”, “custo do terreno” e “manual”.


Tipos de Viabilidade




Nessa tela é possível inserir, editar e apagar os tipos de viabilidade.

Os tipos de Viabilidade: Viabilidade Inicial, Viabilidade de Lançamento e Viabilidade de Aquisição já vem cadastrados como padrão.


Inserir Tipo de Viabilidade






Código: Gerado automaticamente pelo sistema.

Sigla: Sigla informada para identificar nas fórmulas.

Descrição:
 Descrição do tipo de viabilidade.

Observação: Informações gerais sobre o tipo de viabilidade.


Tipo Indicador





Os indicadores são divididos em grupos Tipo de Indicador, podem ser inseridos na tela de cadastro Tipo Indicador. Para acessá-lo pressione Cadastros do menu do Painel Gerencial e em seguida em Tipo Indicador.

Nesta tela você poderá reordenar os tipos de indicadores e alterar a sua descrição, para isto basta pressionar Editar para chamar a tela de edição do cadastro de Tipo de Indicador.

O primeiro registro com o código 0 (zero), não pode ser excluído pois é um registro do sistema de identificação para as variáveis dinâmicas. Por este motivo ao tentar exclui-lo será emitido a uma mensagem de aviso.


Inserir Tipo de Identificador






Código (Interno):
 Gerado automaticamente pelo sistema.

Código Ordenador: Informado pelo usuário.

Tipo Indicador: Descrição do tipo de indicador.


Tributos e Taxas





Para cada tributo podemos cadastrar as classes gerenciais que serão usadas como base de cálculo do tributo, para descontar um custo qualquer da base de cálculo do tributo, basta incluir a classe gerencial (com valor negativo) do custo na base de cálculo do tributo. Os tributos são calculados com base nos valores das classes gerenciais do fluxo de Resultado.

Com esta opção podemos incluir novos tributos/taxas a serem usados no processo Estudo de Viabilidade e Planejamento Estratégico.


Inserir Tributos e Taxas





Cód. Tributo e Descrição: Um código e descrição para a identificação do tributo.

Recolhimento do Tributo: Indica se o tributo será calculado mensalmente ou trimestralmente. Atentar para o fato de o recolhimento efetivo poder ser alterado em cada simulação, ou seja este parâmetro é somente uma sugestão de padrão a ser usada no cadastro de simulações.

Alíquota: Alíquota padrão a ser usada no cálculo do tributo. Atentar para o fato de a alíquota efetiva poderá ser alterada em cada simulação.

Classe Gerencial: Indica a classe gerencial em que o tributo será mostrado no fluxo de resultado.

Base de Cálculo: Indica as classes gerenciais que serão usadas para determinar  base de cálculo do tributo. Atentar ao fato de que os valores das classes serão somados para constituir a base de cálculo do tributo. Então classes com valor negativo, irão diminuir a base de cálculo do tributo.


A base de cálculo inicial para os tributos padrões será constituída pelas classes gerenciais de Carteira e Planejamento de Vendas que estejam definidas nos parâmetros do Painel Gerencial, aba classes gerenciais, exceto para o tributo ISS, que terá como base de cálculo inicial as classes gerenciais de planejamento de obras.


Indicadores





O cadastro de Indicadores é dividido pelo tipo de fluxo, o mesmo encontrado no processo de resultado da simulação, inclusive Previsto, Realizado + Previsto, Viabilidade x Atual e Consolidado Geral possuem as mesmas características.

Determinam que os indicadores serão criados para cada tipo de fluxo e utilizarão valores de diferentes fluxos, portanto as variáveis que são utilizadas na tela de edição do indicador também acompanham o tipo do fluxo, ou seja, nem todas as variáveis existentes para criar um indicador Previsto ou Realizado + Previsto são iguais as variáveis para criar um indicador consolidado.

Com exceção dos indicadores consolidado geral, os indicadores Previsto, Realizado + Previsto e Viabilidade x Atual, podem ser cadastrados uma única vez e compartilhar a mesma visualização nos dois fluxos.

Para alterar um indicador que é visível nos indicadores do fluxo Realizado + Previsto para ser visível somente nos indicadores do fluxo Previsto, deve-se pressionar o Editar no menu da tela de cadastro de indicadores para chamar a tela de edição dos indicadores, atentar-se para que o tipo do fluxo Realizado + Previsto esteja selecionado. Desmarcar a opção Realizado + Previsto do grupo “Indicador disponível nos fluxos”, e pressionar o  “OK” antes de concluir as alterações você também pode modificar o tipo do indicador, a ordem do indicador, as informações do indicador e da formula, a descrição do indicador, enfim todos as informações pertinentes ao indicador.

Para criar um novo indicador, podemos chamar a tela de cadastro de indicadores através do painel indicadores no processo de resultado da simulação ou através do menu de cadastro do painel gerencial ou clicarmos em inserir na tela de cadastros/indicadores.


Inserir Indicador







Código: Permite ordenar o indicador entre os indicadores do mesmo tipo.

Tipo de indicador: Define o grupo que o indicador será criado, você também poderá criar um novo tipo de indicador no cadastro de tipo de indicador.

Indicador: Descrição do Indicador.

Observação do Indicador: Permite definir uma pequena observação do indicador;

Fórmula: Campo para criar a expressão matemática do indicador, aqui podemos pressionar sobre o primeiro campo fórmula para desalocar o painel de ferramentas para fora da tela permitindo uma melhor visualização e pressionado mais uma vez para alocar o painel de ferramentas novamente na tela . O segundo muda o visual da tela para ajudar a montar a expressão podendo visualizar a Ajuda do painel de ferramentas, e também traz o campo de observação da formula para permitir descrever a formula desejada.
Ferramentas, Formatar Célula: permite formatar o resultado do indicador, basta escolher um dos formatos ou editar o código de formato.

Ferramentas, Variáveis: Lista de todas as variáveis disponíveis para o tipo do fluxo selecionado.

Indicador disponível nos fluxos: Torna visível o indicador nos seus respectivos fluxos.

Participa do Relatório Excel: Informa quais indicadores que serão apresentados no relatório Resumo da Viabilidade. Alguns indicadores já foram definidos como padrões, ou seja, foram marcados para participar do relatório.

As variáveis são como os campos de cada tela do Painel Gerencial, elas armazenam os valores de todos os processos internamente interligados e, assim como os processo estão separados pelo seu tipo, as variáveis também estão agrupadas pelo seu tipo de processo, por exemplo:

O campo “Data Inicial” do processo de cadastro de simulação, na lista de variáveis ela corresponde a variável SIM02 e pertence ao grupo “Cadastro de Simulações”;

O campo “Permuta” da tela de parâmetros da classe gerencial do tipo Carteira, corresponde a variável GER19 e pertence ao grupo “Classe Gerencial – Carteira”;

O campo “Inicio da Obra” do processo de cadastro de estrutura, corresponde a variável EMP01 e pertence ao grupo “Empreendimento”;

As Variáveis podem conter os valores de um campo, de um fluxo de valores ou o Total de um fluxo de valores, estes valores ainda podem ser valores do tipo inteiro, reais, numéricos, datas, texto, lógicos e até mesmo um conjunto desses tipo de valores.

Para utilizar uma variável basta clicar duas vezes sobre a variável da lista de variáveis para que a própria lista adicione a variável no campo da fórmula ou você também poderá digitar-la.

Ferramentas, Indicadores: Lista de todos os indicadores já cadastrados, você pode utilizar a fórmula de outros indicadores para criar uma nova expressão e também pode ser utilizado em funções. Para utilizar o valor de outro indicador você pode clicar duas vezes sobre o indicadores da lista para adicionar a mesma função do indicador selecionado ou utilizar a função IND( ) para que ao calcular o indicador o sistema busque a expressão do indicador desejado.

Ferramentas, funções: Lista de funções disponíveis que podem ser utilizadas para montar a expressão do indicador.

Observação da Fórmula: Permite incluir uma longa observação para a expressão da fórmula.

Em algumas situações a expressão da fórmula pode se tornar muito grande ou complexa demais, para resolver este problema você pode criar indicadores do tipo Variável Dinâmica. Os indicadores do tipo variáveis dinâmicas servem para auxiliar o desenvolvimento de uma expressão matemática, elas nunca serão visíveis nos processos de resultados da simulação, como padrão na tela de cadastro de indicadores sempre serão invisíveis e podem ser utilizadas em qualquer indicador. Para utilizar a expressão de uma variável deve ser utilizado a função IND(0.5), onde 0.5 seja o código de um indicador variável dinâmica existente.


Para visualizar as variáveis dinâmicas no cadastro de indicadores pressione Opções e em seguida Variáveis Dinâmicas.

Ainda em Opções, pode ser ativado a opção de Exibir Observações para as formulas, observação do indicador e observação da formula. Para ativá-los basta pressionar Opções, Exibir Observações e pressionar um dos três itens que desejar.