Fluxo Previsto

Fluxo Previsto de entradas e saídas de caixa, com informações de origens de outros módulos e através de simulações de valores introduzidos diretamente no Orçamento Financeiro.


Fluxo Analítico





Nesta tela é possível inserir o cenário criado e visualizar seus valores previstos, ainda sem nenhum tipo de filtro, na visão analítica.

Listagem: Acesso a formatos de relatórios para impressão.

Refaz Previsão: Refazer a previsão do cenário, caso tenha sido feita alguma alteração no mesmo.

Saldos: Tela de Composição do saldo do Fluxo. Mostra o saldo inicial das contas financeiras, os valores a receber, os valores a pagar e o saldo final.

Exportar: Para exportação das informações do Fluxo de Caixa.

Tipo de Fluxo: Visualização do fluxo de Caixa com ou sem lançamentos gerenciais.

Exibir Centavos: Para visualização dos Fluxos de Caixa, considerando ou não Centavos.

Valores em 2° Moeda: Visualização dos valores em 2° Moeda (Índice definido no cadastro do cenário).

Valores em Real Atualizado: Visualização dos valores em Real Atualizado (Índice definido no cadastro do cenário).

Zoom: Para visualização analítica das informações dos valores que compõem o saldo. Também  apresenta as classes financeiras  que foram vinculadas no planejamento do ADO estruturada por insumo e serviço,  conforme o parâmetro definido no orçamento do Administração de Obras. Caso não esteja definido classe no insumo ou serviço, apresenta a classe financeira que foi definido nos parâmetros do painel. 


Inserir Editar e Apagar: inserir valores de simulação diretamente no fluxo previsto. Os valores inseridos irão compor os resultados de todos os fluxos que utilizem valores previstos.

Desativar/Ativar: Inativar os movimentos financeiros no fluxo previsto (fluxo analítico), estes valores serão desconsiderados em todos os fluxos do fluxo previsto e do fluxo realizado (opção Previsto/Realizado) e do fluxo personalizado, caso estejam inativados. Os valores inativos, serão mostrados somente no fluxo analítico do fluxo de caixa previsto, mas com valores zerados, onde será possível ativar novamente os movimentos inativos.


Inicialmente será possível inativar somente movimentos financeiros oriundos do módulo Financeiro (Contas a Pagar/Receber).


Inserção de Lançamentos Simulados





Filial: Apresenta a filial que está logado.

Data: Em que o valor será gerado.

Natureza do Lançamento: Se o valor será a pagar ou a receber, ou seja, irá aumentar o saldo do fluxo ou diminuir.

Valor: valor do lançamento.

Descrição: Possível inserir uma descrição para o lançamento.

Observação: Possível inserir uma observação para o lançamento.

Categoria: Selecionar para qual a categoria o valor será gerado.

Classe Financeira: Selecionar para qual classe financeira o valor será gerado.

Centro de Custo: Selecionar para qual centro de custo o valor será gerado.

Projeto: Selecionar para qual projeto o valor será gerado.


Fluxo Diário






Nesta tela é possível inserir o cenário criado e acompanhar como seus valores previstos foram divididos nos dias, além de ser possível visualizar os gráficos de valores a receber, valores a pagar e saldos.

Zoom: Para visualização analítica das informações dos valores que compõem o saldo diário.


Fluxo Mensal





Nesta tela é possível inserir o cenário criado e acompanhar como seus valores previstos foram divididos nos meses, além de ser possível visualizar os gráficos de valores a receber, valores a pagar e saldos.

Zoom: Para visualização analítica das informações dos valores que compõem o saldo mensal.


Fluxo por Classe





Nesta tela é possível inserir o cenário criado e acompanhar como seus valores previstos foram divididos pelas classes inseridas nos filtros de criação do cenário, além de ser possível visualizar os gráficos de valores a receber, valores a pagar e saldos e edita-lós, mudando a forma e a cor e exibindo os percentuais.

Níveis: Escolher qual o nível (Estrutura do Plano de Classes) para visualização do resultado do fluxo.

Zoom: Para visualização analítica das informações dos valores que compõem o saldo por classe.


Fluxo por Centro de Custo





Nesta tela é possível inserir o cenário criado e acompanhar como seus valores previstos foram divididos pelos centros de custo inseridos no filtro de criação do cenário, além de ser possível visualizar os gráficos de valores a receber, valores a pagar e saldos e edita-lós, mudando a forma e a cor e exibindo os percentuais.

Níveis: Escolher qual o nível (Estrutura do Plano Centro de Custo) para visualização do resultado do fluxo.

Zoom: Para visualização analítica das informações dos valores que compõem o saldo por centro de custo.


Fluxo por Projeto





Nesta tela é possível inserir o cenário criado e acompanhar como seus valores previstos foram divididos pelos projetos inseridos no filtro de criação do cenário, além de ser possível visualizar os gráficos de valores a receber, valores a pagar e saldos e edita-lós, mudando a forma e a cor e exibindo os percentuais.

Níveis: Escolher qual o nível (Estrutura do Projetos) para visualização do resultado do fluxo.

Zoom: Para visualização analítica das informações dos valores que compõem o saldo por projetos.


Fluxo por Categoria





Nesta tela é possível inserir o cenário criado e acompanhar como seus valores previstos foram divididos pelas categorias inseridas no filtro de criação do cenário, além de ser possível visualizar os gráficos de valores a receber, valores a pagar e saldos e edita-lós, mudando a forma e a cor e exibindo os percentuais.

Níveis: Escolher qual o nível (Estrutura de Categorias) para visualização do resultado do fluxo.

Zoom: Para visualização analítica das informações dos valores que compõem o saldo de categorias.


Fluxo Operacional





O “Fluxo Operacional” fornece uma nova opção de visualização do fluxo diário de um cenário, permitindo que o fluxo seja exportado para o Excel.
Como padrão, o período do fluxo será o mesmo definido para o cenário, podendo ser alterado desde que esteja dentro do período do cenário.
Para escolher períodos diferentes de visualização, basta defini-lo e clicar em “Refazer Fluxo”.
O fluxo será mostrado considerando dias úteis e feriados, ou seja, se um lançamento cair em um sábado ou domingo, este lançamento será visualizado no próximo dia útil, no caso, na segunda-feira. Caso caia em feriado, o lançamento será visualizado no próximo dia útil após o feriado.

O Fluxo Operacional é constituído por 4 grupos: 1 - Saldo Inicial, 2 – Projetos / Empreendimentos, 3 - Projetos / Administrativos e 4 - Simulações (Previsões).

O grupo Saldo Inicial, traz o saldo final do dia anterior para cada dia do fluxo, compreendendo o saldo de contas financeiras. Lista também a simulação, caso criada, para acerto de saldo no primeiro dia do fluxo.

O grupo Projetos / Empreendimentos, compreende os lançamentos de projetos vinculados a empreendimentos. Este grupo é composto por 2 níveis. O primeiro, separa os lançamentos em entradas e saídas, já o segundo, compreende o projeto sintético, definido em Níveis.
O projeto sintético padrão inicial do fluxo é o projeto que compreende o 1º nível, podendo ser alterado.
Os projetos listados no fluxo serão somente os projetos analíticos, não sendo possível agrupar os totais para os projetos sintéticos.

No grupo de Projetos / Administrativos serão mostrados os lançamentos com projetos que não estejam vinculados a nenhum empreendimento. Os lançamentos serão divididos em entradas e saídas, não havendo agrupamento sintético do projeto para este grupo.

No grupo de Simulações (Previsões) serão mostrados os lançamentos cadastradas no fluxo Analítico. Assim como o grupo de despesas administrativas, os lançamentos deste grupo serão divididos em entradas e saídas.

Assim como os outros fluxos que compreendem o Fluxo Previsto, é possível, através do Zoom, visualizar os lançamentos analíticos que compreendem os valores demonstrados no fluxo.
É possível dois tipos de visualização, por projeto ou diária. Para a visualização por projeto, é necessário selecionar a descrição do projeto, sendo que os lançamentos mostrados dependerão do grupo em que está o projeto selecionado: entradas ou saídas. 


Para a visualização diária, basta clicar no valor da coluna do dia em que deseja visualizar os lançamentos.Para a visualização dos lançamentos de Saldo Inicial, não há visualização diária, por isso, para visualizar os lançamentos que compõem o saldo inicial é necessário clicar na descrição “Saldo Inicial”. Serão mostrados todos os lançamentos que compõem o valor de saldo inicial do primeiro dia do fluxo.